Jogos de RPG – 2025

A viagem através do RPG, neste ano de 2025, conduz tanto narradores quanto jogadores pelo tropo literário conhecido como “Punk”, explorando os elementos subversivos, caóticos e contraculturais desse poderoso subgênero.

Iniciamos o ano com o cenário de Vampiro: A Idade das Trevas, em parceria com o professor Roberto Saldanha Freire, da Escola Superior Politécnica. Mergulhamos nos mil anos da Idade Média, entrelaçando os diversos conflitos sociopolíticos de um período histórico conturbado com temas como religião e ocultismo. Através do Horror Pessoal, exploramos, nas personagens e na narrativa, a eterna luta entre a consciência humana e a instintividade animal.

Na sequência, adentramos o universo Cyberpunk, onde as personagens se veem enfrentando a corrupção sistêmica e as consequências de dinâmicas de opressão em um mundo anarcocapitalista. Aqui, a luta é contra instituições que valorizam mais as máquinas e os lucros do que a vida humana. Sobreviver é tudo que resta às massas empobrecidas diante das superpotências corporativas.

Agora, caminhamos pelas sendas do Fantástico Sombrio, onde fadas se tornam bruxas, cavaleiros não são heróis, mas muitas vezes covardes e violentos. A distopia fantástica desafia os ideais da fantasia clássica: nem sempre há um herói para salvar o mundo. É um universo onde todos os conceitos e valores são atravessados por infindáveis tons de cinza.

E então surge a pergunta essencial:

Serão os jogadores capazes de superar a maldade dentro de si mesmos, da sociedade e do momento histórico em que vivem – ou até mesmo do próprio mundo e de seus fenômenos? Ou seremos todos, eternamente, vítimas desses males?

Isto é RPG!

Idade das Trevas

Participantes

O Mestre

Cyberpunk

Fantástico Sombrio