Educação reúne egressos, calouros e veteranos em aula inaugural

A Escola Superior de Educação, Humanidades e Línguas (ESEHL) da Uninter iniciou o ano letivo de 2025 com uma aula inaugural no dia 11 de fevereiro. O evento online congregou professores, egressos, calouros e veteranos dos cursos de licenciatura em Pedagogia, Educação Especial e Psicopedagogia, Segunda Graduação em Pedagogia e Bacharelado em Psicopedagogia.
A coordenadora da área de educação ESEHL, Gisele Cordeiro, fez a abertura da aula inaugural, que contou ainda com a presença da diretora da Escola, Dinamara Machado. “Foi uma noite de interação e aprendizado”, resume Gisele. O encontro proporcionou troca de experiências e orientações práticas para o dia a dia dos estudantes.
A professora Janice Mendes, por exemplo, tratou da importância da disciplina, da autonomia e do gerenciamento do tempo de quem estuda na educação a distância. Ela ressaltou a necessidade de os estudantes sempre procurarem o e dos polos de apoio presencial e dos professores por meio da tutoria.
O momento “Fica a dica” contou com a participação de estudantes de diferentes regiões do país, que compartilharam suas experiências na educação a distância. Cibele Renó, vinculada ao polo de São Bernardo do Campo (SP), formada em Pedagogia e que já teve artigo publicado na Revista Intersaberes, relatou sua experiência e a satisfação de ser egressa da instituição.
Do Polo de Sombrio (SC), Eliane Menin relatou os problemas de saúde que teve no decorrer da graduação e como contou com o apoio do polo e da instituição. A estudante Aline Sé, do polo de Alfenas (MG), terminou a graduação em dezembro de 2024, fez o ENADE, está muito feliz e realizada por fazer parte da Uninter. Ela sempre foi bastante ativa e participativa nas atividades da graduação.
Giovana Martin, do polo de Campina Grande do Sul (PR), que está no quinto semestre de pedagogia, trouxe seu relato e a satisfação por ser aluna Uninter. Ela orientou os seus colegas quanto a importância da dedicação diária aos estudos, sobre as atividades previstas que devem ser realizadas nos prazos e elogiou os livros oferecidos nas disciplinas do curso, sempre atualizados.
Depois do relato das alunas, a professora Thiana Maria Becker, apresentou o sistema Uninter, falou das atividades, do AVA, entre outras orientações fundamentais para todos os estudantes de graduação, incentivando-os a procurar sempre apoio e dedicarem-se ao máximo.
Já a professora Waldirene Bellardo trouxe uma atividade realizada na ferramenta padlet, onde antecipadamente os estudantes haviam participado respondendo sobre si mesmos e os motivos das escolhas de cada um, momento de muita interação e de grande troca, onde foi possível conhecer um pouco sobre os participantes.