A voz é protagonista no 4º TAMU e 1º Festival de Composição de Canção

Autor: Nayara Rosolen - Analista de Comunicação

Está no ar o 4ª Talento Musical (TAMU) e 1º Festival de Composição de Canção, promovidos pelo curso de licenciatura em Música da Escola Superior de Educação, Humanidades e Línguas (ESEHL) da Uninter, com apoio da Fundação Wilson Picler. A edição de 2025 inaugura uma premiação especial para o melhor intérprete e, além da visibilidade e reconhecimento dos melhores compositores, concede bolsas de estudo para cursos de graduação e pós-graduação para os primeiros quatro colocados.  

As inscrições estão abertas até o dia 31 de julho. A professora Florinda Pimentel, que está à frente do projeto, explica que as edições anteriores deram destaque à música instrumental, mas a equipe observou que sempre recebia vídeos de música vocal. Disso surgiu a ideia de criar o primeiro festival focado em canção.  

“O TAMU não valoriza somente os estudantes do curso de Música, mas todos os estudantes Uninter e pessoas da comunidade externa que desejam se inscrever. Tem sido uma oportunidade de divulgar nosso curso e, principalmente, descobrir novos talentos que, muitas vezes, carecem de um espaço maior para mostrar seu trabalho. Esperamos que a novidade [do prêmio para o melhor intérprete] traga ainda mais engajamento ao nosso Festival”, declara Florinda.  

Por isso, este ano não serão aceitas inscrições de vídeos com composições instrumentais. A inclusão de instrumentos musicais deve configurar somente como acompanhamento da canção, que deve ser inédita e original, tanto na melodia quanto na letra. 

Serão pré-selecionados 20 vídeos inscritos para exposição e votação na Galeria Virtual, com no máximo quatro minutos cada um. O prêmio será destinado para os três primeiros mais votados pelo júri técnico e o primeiro mais votado pelo júri popular. Da mesma forma, a premiação especial será destinada para o cantor ou cantora que melhor interpretar letra e melodia da canção inscrita no festival.  

“Caso a melhor interpretação escolhida pelo júri técnico seja de uma dupla de cantores, ambos terão direito à bolsa. Caso essa melhor interpretação seja de um grupo vocal de três ou mais pessoas, a bolsa será destinada ao diretor vocal ou regente do grupo, que deve ser indicado na ficha de inscrição”, informa o edital. 

A Comissão de Seleção é composta por músicos profissionais, escolhidos pela Curadoria do Festival, e selecionará as melhores canções e interpretações na fase eliminatória. As 20 melhores estarão disponíveis para votação na Galeria Virtual no dia 1º de setembro e segue até o dia 31 de outubro de 2025.  

O resultado será revelado no dia do festival, ao vivo, previsto para 6 de novembro. Confira a edição de 2024 e saiba mais na página oficial de inscrição para o evento.  

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Nayara Rosolen - Analista de Comunicação
Edição: Larissa Drabeski
Créditos do Fotógrafo: Pexels


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *