Seminário atrai 2 mil inscritos para debater desafios da sala de aula contemporânea
Autor: Igor Horbach - estagiário de Jornalismo
O “Seminário Avançado Docente: Teorias e Práticas Contemporâneas” lançado pela Escola Superior de Educação, Humanidades e Línguas (ESEHL) da Uninter já atraiu mais de 2 mil inscritos, oferecendo uma formação atualizada, online e interativa para alunos, egressos e docentes que desejam enfrentar os novos desafios da educação.
Com 180 horas de extensão e de forma gratuita, o curso é ofertado no formato EAD, com temáticas essenciais para o futuro dos profissionais da área da educação. O conteúdo retrata a prática envolvendo tecnologia e novas formas educacionais que dialogam com as gerações atuais.
A cada encontro, a teoria e prática se encontram com atividades que, se compridas com êxito, geram certificado de horas aos participantes. Essa experiência tecnológica na educação já é vivenciada pelos próprios participantes, conforme menciona a professora Cristiane De Fatima Ramos Lieuthier:
“Os alunos utilizam as ferramentas tecnológicas para participação e interação ao vivo, com os professores. Abrem suas câmeras, realizam perguntas durante as explanações, realizam inúmeras contribuições e ainda conhecem propostas de gameficação educacional a partir de conceitos simples que podem se tornar ainda mais atrativos com o uso das tecnologias”, garante a docente.
Ainda segundo ela, o público do curso furou a bolha dos alunos da ESEHL. “Temos professores da Uninter inscritos, bacharéis e funcionários do setor istrativo. Todos que possuem interesse pela docência, podem participar de nosso espaço para atualizar-se e aprender novas competências e habilidades.”
Para ela, isso representa um futuro promissor, ao perceber que há interesse nos docentes em se especializar com as novas mudanças do mercado. “Sabemos que a educação é um constante movimento, e, para nos conectarmos a essas atualizações, o seminário é um excelente recurso, pois oferece teorias e práticas da atualidade, para que o professor enfrente os desafios da escola, nos dias de hoje.”
Para a professora do curso, Rita Schane, “é fundamental que os futuros professores dominem essas novas competências docentes desde a formação inicial, porque o cenário educacional está em constante transformação, especialmente com o avanço das tecnologias e a expansão do ensino a distância. Isso permite que eles enfrentem com mais segurança os desafios do ensino contemporâneo, promovendo uma educação mais significativa e conectada com a realidade digital. Assim, formar professores bem-preparados desde o início garante uma educação de melhor qualidade e mais alinhada às demandas do século XXI.“
Quando há interação entre os participantes, é construída uma base de reconhecimento e valorização. “Nos momentos em que abrimos os microfones para que os estudantes do Brasil todo possam participar e opinar, eles se sentem ouvidos e valorizados. Isso faz com que eles se sintam parte da aula e desse novo processo que é o de ensinar e aprender mesmo que em diferentes lugares”, destaca Rita.
O curso acontece às sextas-feiras e aos sábados, em dois turnos, para que o maior número de participantes consiga estar presente.
Autor: Igor Horbach - estagiário de JornalismoEdição: Larissa Drabeski