Jovens buscam exercício de cidadania por meio da publicidade, aponta livro

A publicidade no ambiente digital não deve se limitar a aspectos tradicionais sobre preço ou produto. Na visão dos jovens, marcas devem se atentar a questões ligadas ao exercício da cidadania, como sustentabilidade e diversidade.
Esse é o tema central do livro “Publicidade de causa: a interação entre jovens e marcas, influenciando cotidiano, consumo e ação social”, de autoria do coordenador de cursos de pós-graduação da Uninter Clovis Teixeira Filho.O lançamento acontece no dia 7 de maio (quarta-feira), às 18h30, na Telaranha – Livraria, Café & Editora, em Curitiba (PR).
Na obra, o autor discute como as marcas buscam abordar o exercício da cidadania pelo consumo, o que reflete também um cenário de desconfiança nas instituições tradicionais. As causas comunicadas pelas empresas variam do desenvolvimento sustentável à pluralidade, ando por educação e cultura.
Além de destacar características marcantes de um Brasil complexo e conflitante, onde o ambiente digital se torna palco de lutas por reconhecimento, justificações e julgamentos, o livro também manifesta o avanço empresarial em novas áreas, colocando em perspectiva os anseios das juventudes.
Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre em istração pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Clóvis busca apresentar nesta obra uma análise profunda e atual sobre a relação entre juventude e marcas no ambiente digital. Com o uso de entrevistas, netnografia e análise semiótica,oferece contribuições para pesquisadores e profissionais da comunicação e do consumo.
A livraria Telaranha está localizada na Rua Ébano Pereira, 269, região central de Curitiba.
Créditos do Fotógrafo: Divulgação